A Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA) convoca Assembleia Geral Extraordinária para aprovação do Estatuto, Criação, Eleição e posse dos cargos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Gandu-Ba.
A Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia convoca a todos os representantes dos segmentos organizados da comunidade de Gandu-Ba, para participar da Assembleia Geral Extraordinária, com a finalidade de realizar, reforma do Estatuto, eleição e posse dos cargos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Gandu -Ba, conforme instruções à seguir.
Instruções:
FECONSEG-BA
FEDERAÇÃO DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA
Notícias
O presidente Marcelo Nilo recebeu na manhã desta quinta-feira (24), representantes da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia - FECONSEG-BA - que vieram solicitar apoio da Assembleia Legislativa para os projetos realizados pelos conselhos comunitários em todo o estado. A comitiva também convidou oficialmente o presidente para participar do 1º Seminário: “O Policiamento Comunitário e o Despertar para a Cidadania”, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro em Salvador.
A FECONSEG-BA é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, que foi fundada em 11 de janeiro de 2000, em Salvador com o objetivo de formar os Conselhos Comunitários de Segurança Pública - CONSEG.
Esses conselhos são formados por moradores do mesmo bairro ou município que se reúnem para analisar e propor soluções para os principais problemas de segurança local, além de acompanhar as ações desenvolvidas. Entre elas estão a realização de seminários, cursos de capacitação, congressos e atividades culturais, todas com a participação ativa da população.

De acordo com o presidente da entidade, Francisco Borges, que também é presidente da Confederação Nacional de Federações, é preciso haver uma parceria com o poder público para a ampliação das ações da Federação, já que a instituição sobrevive com recursos da iniciativa privada. “Nós queremos o apoio da Assembleia para expandir o projeto de implantação dos conselhos em toda Bahia. O objetivo é chegar aos 27 territórios do estado”, explicou.
O CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança Pública de Gandu em parceria com a Policia Militar, convida representantes desta Entidade para participar da II CONFERENCIA DE SEGURANCA PUBLICA que ocorrera no dia 29/09/15 (terca - feira) no auditório do CETEP a partir das 8:00h.
    Salientamos que sua representatividade é de grande importância para avaliarmos os problemas que afligem a sociedade em geral e propormos conjuntamente sugestões que amenizem a falta de segurança em que vivemos.
PROJETO DE INTERVENÇÃO PARTICIPATIVA NO COLÉGIO MESTRE PAULO DOS ANJOS
O Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos-DPCDH, com o objetivo de sensibilizar, e divulgar as ações do Projeto de Intervenções em Segurança Pública, Educação e Cidadania. O Colégio Mestre Paulo dos Anjos está sendo utilizado como ferramenta de mobilização para a criação de um conselho comunitário de Segurança, com os alunos, professores e a comunidade no entorno.



O evento contou com a presença dos palestrantes: professora Mestra Gilda Sandes, formadora COAPEM SEC/BA e Coordenadora de projetos da FECONSEG-BA, Tenente Coronel da Polícia Militar da Bahia, Antonio Deiró, Mestrando em Segurança Pública pela UFBA, técnico consultor da FECONSEG-BA em Segurança Pública e Polícia Comunitária e Diretor Adjunto do DPCDH
Para ampliar a participação popular na elaboração de políticas públicas e, consequentemente, melhorar os índices de segurança pública, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Bairro da Paz, em Salvador, foi criado na tarde desta quinta-feira (18). A diretoria executiva do Conseg é composto por 13 moradores, que ficarão à frente do conselho por três anos. Com apoio do programa Pacto pela Vida, a intenção é que os integrantes do Conseg atuem como interlocutores do bairro em prol do fortalecimento e da ampliação das políticas públicas que estão em andamento, bem como as que estão previstas para a comunidade.

Aos 27 anos, Marcelo Santos é o presidente eleito do Conseg Bairro da Paz. Segundo ele, todo processo democrático é importante para proporcionar melhorias e políticas positivas. “[O Conseg] vai dar oportunidade [para] que a gente tenha esse elo com o poder público, que sejamos ouvidos por qualquer órgão representativo. Vamos ter essa ligação. Seremos escutados”.
Conselho Comunitário de Segurança é criado no Bairro da Paz
Edital de convocação FECONSEG-BA
De acordo com o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia (Feconseg-BA), Francisco Borges, a mobilização para viabilizar a criação do Conseg no local foi feita juntamente com a Base Comunitária de Segurança (BCS). “Logo após a criação dos Consegs, os resultados têm sido bastante positivos, tanto na interação dos trabalhos e projetos sociais [quanto] na diminuição dos índices de criminalidade”.

A base comunitária foi implantada em setembro de 2012 no Bairro da Paz. Desde então, a população tem sido contemplada por uma série de ações coordenadas pelo Governo do Estado, por meio do Pacto pela Vida. Segundo o comandante da base, capitão PM Henrique Alves, a criação do Conseg, além de aproximar ainda mais a segurança pública dos cidadãos, vai contribuir para que as ações estejam alinhadas com os anseios dos moradores. “Com a criação do conselho, nossos projetos sociais vão ser fortalecidos”. Além de representantes da Polícia Militar da Bahia (PMBA), a superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Anhamona de Brito, participou do evento.
Quijingue: Criado o Conselho Comunitário de Segurança Pública do município
Em Assembleia Geral realizada na última terça-feira, dia 28, no auditório da Secretaria de Assistência Social de Quijingue, foram eleitos e empossados os membros da diretoria executiva do recém criado Conselho Comunitário de Segurança do Município de Quijingue-BA (Conseg/Quijingue).

A criação do Conselho é uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com o Poder Público local, Comércio e Comunidade Quijinguense.

Estiveram presentes na solenidade o Diretor Presidente da Federação dos Conselhos de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA), Sr. Francisco Alves Borges, também o Diretor adjunto do Departamento de Polícia Comunitária da PM da Bahia, Tenente Coronel da PM Deiró, O Capitão Moura, representando o Coronel da PM Josenilton da Hora do 5º Batalhão de Euclides da Cunha-BA, o mestre de cerimônia da PM da Bahia, Tenente PM Mendes, e o comandante da 4ª CIA Quijingue, Tenente Cleber Lírio.

A chapa eleita tem como membros o Jovem William da Silva Matos (Presidente); José Rui (Diretor Financeiro); Josenildo França (Diretor Executivo); Ednair Silva (Secretário Geral) e José Jailson (Diretor Administrativo), além de conselheiros fiscais e suplentes.

P1630051
P1630066
P1630088

A Diretoria da Confederação Brasileira das Federações dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública - CBFCCSP e as Federações Associadas reunidas na 1ª Conferência Nacional, nos dias 23 e 24 de outubro de 2012, em Salvador/BA vêm à sociedade e às autoridades constituídas para apresentar análise e proposições para uma Política Nacional de Segurança Pública.
1.       Para composição da chapa e participação da Assembleia, com direito a voto, é necessário  fazer parte da comunidade de Gandu-Ba.
2.       A chapa deverá vir com número do registro geral da Identidade, do CPF e do comprovante de residência de cada candidato.
3.       As inscrições das chapas deverão ser feitas nos dias 27 e 28/11/2014, na sede d Conselho Tutelar de Gandu, localizada à Rua Barachisio Lisboa nº 150 Bairro Emília Costa.
4.       Local da Assembleia: Câmara Municipal de Vereadores.
5.       Data da Assembleia: 05 de dezembro 2014.
6.       Horário da votação: Às 19:00hs, em primeira convocação com 2/3 (dois terços), e às l9:30hs em segunda e última convocação com qualquer número.
                      
Salvador, 05 de novembro de 2014.

Francisco Alves Borges Presidente da (FECONSEG-BA)
FECONSEG-BA -  FEDERAÇÃO DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA
Praça Euzébio de Matos, s/nº, Mirante do Bonfim. CEP: 40.415-485 - Salvador - Bahia. Telefax. (71) 3207-7700 / 3488-8336 (71) 8805-7291 / 9905-8584.
E-mail: feconseg.ba@hotmail.com


Os  Centros  Judiciários  de  Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), do Tribunal de Justiça da Bahia, vão apoiar as bases comunitárias da Polícia Militar e o trabalho de mediação promovido pela instituição.RICA
As  tratativas  para  firmar  o  acordo  ganharam mais um capítulo nesta quarta-feira (28), com uma  reunião no  tribunal.  Participaram  do  encontro o assessor especial da Presidência para Assuntos   Institucionais    (AEP II),   juiz   Anderson   Bastos;   major   Couto,  representando  o Departamento  de  Polícia  Comunitário   e   Direitos   Humanos;  e  o  tenente  coronel  Deiró, representando o Conselho Municipal de Segurança.
O tribunal já participará da 1ª Turma do Curso de Mediação para Policial na Base Comunitária, em 3 de novembro, no auditório do Departamento de Apoio Logístico, no Centro Administrativo da Bahia.
Parceria entre TJBA e Polícia Militar prevê centros de solução de conflitos em bases comunitárias
Os Cejuscs oferecem mediação e orientação jurídica, e promovem audiências de conciliação em questões  de  pensão  de  Alimentos, divórcio consensual e dissolução de União Estável, dentre  outras  demandas,  nos  moldes  do que é realizado pelo projeto Balcão de Justiça e Cidadania.
Estudos estão sendo realizados pela equipe dos centros judiciários para a implementação de projeto piloto em bases comunitárias para atuação conjunta de incentivo à mediação.
A Polícia Militar conta com 17 bases comunitárias: dez em Salvador e sete no interior do estado.
A futura  parceria  também   terá  como   objetivo  difundir  os  Conselhos  Comunitários  de Segurança  Pública  pelo  interior. Atualmente são 174 conselhos. A meta da Federação dos Conselhos Comunitários é atingir 500 conselhos em todo o Estado.
Também  estiveram  presentes  no  encontro  o  presidente  da  Federação  dos  Conselhos Comunitários  de  Segurança Pública do Estado da Bahia, Francisco Borges; a presidente do Conselho  de  Mediação,  Conciliação e  Arbitragem do Estado da Bahia, Uilma Augusta; e o servidor da AEP II, Alberto Abbehussen.
Dep. Marcelo Nilo recebe comitiva da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia
IMG-20151011-WA0008
IMG-20151011-WA0007
5 - IMG-20151009-WA0020
Prefeitos do Vale do Jiquiriçá se reúnem em Jaguaquara e discutem segurança pública
Prefeitos de cidades que integram o Consórcio do Vale do Jiquiriçá - CVJ, reuniram - se nesta sexta-feira (9/10) em Jaguaquara para discutir segurança pública na região. O encontro, realizado no Espaço Jô Buffer, no bairro Muritiba, contou com as presenças de Francisco Alves Borges, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia - FECONSEG-BA e o Tenente Coronel Antonio Deiró, que explanaram sobre segurança e apresentaram aos gestores públicos o Plano de Segurança Pública Municipal. De acordo com o presidente do CVJ, o prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão, o objetivo do evento foi discutir os compromissos para a implantação do conselho de segurança nos respectivos municípios que integram o Vale do Jiquiriçá.
”É muito importante discutirmos a segurança em nossos municípios e nos empenharmos para que cada cidade tenha um conselho de segurança. Temos que unir forças para o bem comum em nossa região, onde a violência tem nos preocupado. A cada dia, por exemplo, acordamos na expectativa de saber através da imprensa qual foi à cidade da região que teve banco explodido. É uma triste realizada e, nós, na condição de representantes do povo, precisamos buscar parcerias com os órgãos de segurança para mudar essa história, para tentarmos dar tranquilidade ao nosso povo”, destaca Cocá, que disse ter entregado recentemente, junto com outros gestores, um projeto com medidas de segurança para a região ao secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa. ”Entregamos ao governo um projeto, elaborado, em nome do consórcio, para medidas de segurança num convênio entre municípios e estado, para evitar que a situação que já é grave se torne ainda pior, nessa questão de violência. O projeto exige uma atenção maior das prefeituras e do governo nessa área”, sentenciou. Ainda segundo Zé Cocá, ficou acordado que, o presidente da FECONSEG-BA e o Tenente Coronel Antonio Deiró fará visita de inspeção aos municípios para finalizar o processo de criação dos conselhos municipais de segurança em todas as cidades associadas ao CVJ.
Os Cejuscs oferecem mediação e orientação jurídica, e promovem audiências de conciliação em questões  de  pensão  de  Alimentos, divórcio consensual e dissolução de União Estável, dentre  outras  demandas,  nos  moldes  do que é realizado pelo projeto Balcão de Justiça e Cidadania.
5 - IMG-20150829-WA0017 4 - IMG-20150829-WA0016
VISITA DO GRÃO-MESTRE JAIR TÉRCIO CUNHA À FECONSEG-BA
Grão-Mestre Jair Tércio Cunha é engenheiro, educador, palestrante, compositor e escritor genuino; Fundador e membro do Conselho Consultivo da Fundação Ocidente - Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais; Lidera diversas equipes organizadas por área do conhecimento tais como, ciênciais humanas, sociais, biomédicas e exatas; Atua como educador no ensino superior, palestrante e coaching de líderes institucionais e executivos.
Visita da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia ao gabinete do Dr. Cézar Lisboa ,  Coordenador geral do Pacto pela Vida.
Iº SEMINÁRIO O POLICIAMENTO COMUNITÁRIO E O DESPERTAR PARA A CIDADANIA Dialogando Ações e Soluções.
Data: 20 de Novembro de 2015
Das 08h30m as 19h.
Inscrições no site:
http://www.feconsegpmecidadania.com.br/
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), ao lado do deputado Alex Lima (PTN) e do assistente Militar da Assembleia Legislativa, o coronel da Polícia Militar, Iuri Sampaio, receberam ontem o título de Sócio Benemérito, em reconhecimento aos serviços e apoio prestados à Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA). 
A FECONSEG-BA é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, fundada em 11 de janeiro de 2000, em Salvador, com o objetivo de formar os conselhos comunitários de Segurança Pública. Esses conselhos são compostos por moradores do mesmo bairro ou município, que se reúnem para analisar e propor soluções para os principais problemas de segurança local, além de acompanhar as ações desenvolvidas. 
Para Marcelo Nilo, a atuação dos conselhos é uma prova de que a sociedade também pode contribuir para manter a paz. “O governo está fazendo o seu papel, mas o cidadão também pode contribuir para a prevenção da violência”, acredita ele. Também homenageado, o deputado Alex Lima contou que o trabalho voluntário das pessoas que formam o conselho de segurança reforça o trabalho da SSP no combate a criminalidade. “Quando a sociedade trabalha pela paz ajuda o governo a cumprir o seu papel”.
O presidente do Conselho de Segurança de Mussurunga, Joceval Tibúrsio, explicou que a homenagem da Federação é um reconhecimento do apoio da Assembleia ao trabalho deles. “Sempre que precisamos, a Assembleia, que é a casa do povo, abre suas portas para nós”, explicou ele.

3-2143
CW6k6xZWYAA5bcN
Foi realizado ontem 04 de abril de 2016, as 18h30min, no Centro de Educação Superior de Ilhéus, em Pontal, Região Sul, a Assembleia Geral para a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do CONSEG. Estiveram presentes Francisco Borges, presidente da FECONSEG/BA, Ten Cel  PM Antônio Deiró França,  Diretor Adjunto do DPCDH, Cap PM Kátia Reis representando o Comando da 69 CIPM, a Delegada da DEAN de Ilhéus Ângela Regina de Souza Lopes e demais representantes da comunidade local.
Composição da Conseg Região Sul de Ilhéus:
Diretor Presidente:
Celso da Silva
Diretoria Executiva eleita
Secretária Geral:
Jaqueline Rodrigues Cardoso Brandão
Diretor Executivo:
José Carlos Damasceno Santos
Diretor Administrativo:
Pedro Henrique Barros Santos
Diretor Financeiro:
Geolando Sereno
Diretor de Políticas Antidrogas:
Samuel Ferreira de Miranda.
Diretor Social e de Assuntos Comunitários:
Davi Dantas da Silva.
CONSELHO FISCAL:
Cosme Raimundo dos Santos
Ana Nobre
Leonardo Silva Oliveira
SUPLENTES:
Flávia Nobre Viana Dias
Arnaldo Alves de Abreu
Valdeci Narciso de Paiva
Criação do Conseg da Região Sul de Ilhéus
2 - IMG-20160405-WA0007 3 - IMG-20160405-WA0008
4 - IMG-20160405-WA0009 5 - IMG-20160405-WA0010

Durante as visitas, o especialista da polícia japonesa Koichi Maruyama e o inspetor-chefe de polícia na cidade de Osaka, Katsushige Higashi, conheceram a Sede da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG/BA), as Bases Comunitárias de Segurança da Capital, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Para o inspetor, o policiamento comunitário desenvolvido na Bahia superou as expectativas, com destaque para o Bairro da Paz, onde ele observou a boa relação entre a BCS e a comunidade. “Vi muitas cenas de policiais trabalhando realmente em prol da comunidade. Soube que a base do Bairro da Paz está lá há quase quatro anos. Senti bastante vigor, vitalidade da atuação de policiamento comunitário] na região”, diz Higashi.
Visita da Polícia Japonesa à FECONSEG/BA
IMG-20160419-WA0010 IMG-20160419-WA0016
IMG-20160419-WA0018 IMG-20160419-WA0023
IMG-20160419-WA0020 IMG-20160509-WA0006
Encontro FECONSEG/BA NA GLEB
Ocorreu na Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia o encontro da GLEB/FECONSEG/BA que aconteceu no dia 26/07 terça feira deste ano de 2016 no Salão do Edf. Maçônico localizado na Rua Carlos Gomes n° 108 6° andar Salvador-ba contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Jair Tércio Cunha Costa e Claudiano Luiz da Fonseca Grande Secretário de Relações interiores adjunto da GLEB o irmão Cândido Augusto Vaccareza ex-presidente da Tribunal de Disciplina Ética Eleitoral, o Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia, Francisco Borges e Antônio Deiró Franca TC-PM da Polícia Militar da Bahia do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos - DPCDH Diretor Adjunto.
IMG-20160727-WA0001 IMG-20160727-WA0003 IMG-20160727-WA0004
IMG-20160727-WA0005 IMG-20160727-WA0006 IMG-20160727-WA0001
A Diretoria da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública e as Federações Associadas reunidas na 1ª Conferência Nacional junto com a GLEB, em Salvador/BA vêm à sociedade e às autoridades constituídas para apresentar análise e proposições para uma Política Nacional de Segurança Pública.
NASCE NO OESTE BAIANO O CONSEG DE CANÁPOLIS
Na tarde do dia 21 de março,  em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vereadores, tomou posse a Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Canápolis, cidade localizada no oeste Baiano.Diversas autoridades da região abrilhantaram o evento, dentre elas a  Prefeita, Myriam Gonçalves Teixeira de Oliveira, Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA), Sr. Francisco Borges, Ten Cel PM Antônio Deiró, Diretor Adjunto do Dep. de Policia. Comunitária e Direitos  Humanos, Comandante da 30ª CIPM, Cap PM Geraldo França,  Presidente da Câmara de Vereadores , Secretários Municipais , entre outras Autoridades, além de membros da comunidade e estudantes do Colégio .
O evento contou com representantes de vários seguimentos da sociedade e tem como objetivo estreitar o relacionamento entre a comunidade e o Sistema de Segurança e de Defesa Social, para prevenir  e dar soluções  comunitarias , bem como  melhorar a qualidade de vida do cidadão.
A solenidade foi aberta pela Prefeita da Cidade, Srª Miryan, a qual fez um breve discurso parabenizando a todos e  colocando seu apoio ao  CONSEG.
Os trabalhos de aprovação do Estatuto, Criação, Eleição e Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal , foi presidida pelo Sr. Francisco Alves Borges, Presidente da FECONSEG-BA,  o qual legimou  com as devidas formalidades da lei , dando posse aos  novos conselheiros.A chapa foi aclamada pela comunidade em Assembleia.

PARABÉNS CANÁPOLIS  POR ENTRAR PARA A CORRENTE DO BEM
Na tarde desta segunda-feira (20/03) foi criado em Santana (BA) o Conselho de Segurança Pública. A solenidade contou com representantes de vários segmentos da sociedade e busca doravante estreitar o relacionamento entre a população e autoridades policiais, apresentando sugestões, promovendo ações e sobretudo buscando solucionar os problemas da segurança no município.
O prefeito Marcão Cardoso mostrou se bastante empolgado com a criação do Conselho, sendo que essa ação vinha sendo articulada logo que passou o período eleitoral, dizendo inclusive do apoio que vem dando as Polícias Militar e Civil. O Tenente-Coronel Antônio Deiró França (Diretor do DPCDH- Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos) fez uma breve apresentação das atribuições do Conselho, relatando também a necessidade da integração da polícia com a comunidade.

São objetivos do Conselho:
Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população; A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região; articular a comunidade visando à prevenção e a solução dos problemas ambientais e sociais e fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Estiveram presentes o Capitão Geraldo França ( Comandante do 30º CIPM-Santa Maria da Vitória-BA), Dr. Oclei Alves da Silva (Juiz de Direito), Dr. João Ricardo Soares da Costa (Promotor de Justiça), Dr.Francisco Borges (Presidente da FECONSEG-BA  Federação do Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia), Dr.Deladiê Duarte (Delegado de Polícia), José Marcos de Carvalho (Presidente da CDL-Santana) e os vereadores Dr. Rodrigo Cárdenas, Sônia Maciel, Adalto Bonfim, Renato Luana, Jackson de João Redondo, Zé Maria Foto, Nel Garapa e José Angélico (Vaca Magra).

Ao final o Dr. Francisco Borges (FECONSEG-BA) coordenou a Eleição e Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Foram escolhidos os seguintes membros: Dr. Alex Thiago Moreira Queiroz (Presidente do Conselho), Rosana Rita de Souza, Rosileide Rosa de Souza, Maria Creuza Pereira de Souza, Maicon da Silva, Hugo Mourão de Oliveira, José Aparecido de Oliveira, Sueli Rodrigues dos Santos, Letícia de Santana Silva, Leandro Alkmim de Souza, Romerito de Souza Oliveira, Josean de Souza Lopes e Luciene de Jesus.
Fotos: Clériston Frota                       
Criado o CONSEG de Santana/BA
PARABÉNS SANTANA  POR ENTRAR PARA A CORRENTE DO BEM.
Na tarde de quarta-feira do dia 22-03-2017, no auditório da escola Antonio Carlos Magalhães, foi realizado a cerimônia  para legitimação, reforma do Estatuto e Eleição  da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do CONSEG de Serra Dourada.

O evento foi mobilizado pelos parceiros da Federação Dos Conselhos Comunitários  de Segurança Pública do Estado da Bahia(FECONSEG-BA): A União dos Prefeitos da Bahia; Federação dos Consócios da Bahia (FECBAHIA); Prefeitura Municipal de Serra Dourada; Polícia Militar do Estado Da Bahia, através da 30ª CIPM, bem como, do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.

A solenidade contou com representações de vários seguimentos da sociedade e autoridades civis e militares.
O evento foi aberto pelo Prefeito da Cidade, Sr. José Milton Frota de Souza que falou de forma empolgante e motivadora, colocando seu apoio   ao Conselho Comunitário, inclusive prometendo uma sede com toda estrutura, para que o Conselho funcione bem e receba a comunidade.

Em seguida o Tenente Coronel da Policia Militar, Antonio Deiró França,Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, fez uma  apresentação  sobre a Segurança Pública, objetivos, atribuições e a  estrutura do CONSEG, enfatizando a parceria e integração entre a comunidade e o Sistema de Segurança Pública e de Defesa Social.

Posteriormente, foi formada a mesa, composta das seguintes autoridades: Prefeito de Serra Dourada, Sr. José Milton; Presidente da FECONSEG-BA, Sr. Francisco Alves Borges; Tenente Coronel Antonio Deiró França; Capitão Geraldo França, Comandante da 30ª CIPM, Presidente da Câmara de Vereadores, a Primeira dama do Município e outras .

Os trabalhos foram iniciados com: a aprovação do estatuto e eleição da nova Diretoria do CONSEG. Este momento foi presidido pelo Sr.Francisco Alves Borges, Presidente da FECONSEG, o qual legitimou os atos formais, dando posse aos novos conselheiros: Presidente- Sr. Roque; Secretária Geral-Srª Eliene; Diretor Administrativo- Srª Silvana; Diretor Financeiro- Srª Marcia; Diretor de Políticas Antidrogas- Sr. Geovane; Diretor Social e de Assuntos Comunitários-Srª  Selma, Conselho Fiscal( titulares)- Srª Solange, Marcio e Ana; Suplentes- Sr. José, Roberto e Ana Maria.
Criado o CONSEG de Serra Dourada/BA
   PARABÉNS  SERRA DOURADA POR PERTENCER A CORRENTE DO BEM
Criado o CONSEG de São Felix do Coribe/BA
    Na tarde de sexta-feira do dia 24-03-2017, na Câmara de Vereadores, foi realizado a cerimônia  de aprovação do Estatuto, Criação, Eleição e Posse da Diretoria Executivo e Conselho Fiscal e sua  legitimação.  O evento foi mobilizado pelos parceiros da Federação dos Conselhos Comunitários  de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA): A União dos Prefeitos da Bahia; Federação dos Consócios da Bahia (FECBAHIA); Prefeitura Municipal de São Félix do Coribe; Polícia Militar do Estado Da Bahia, através da 30ª CIPM, bem como, do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.

A solenidade contou com representações de vários seguimentos da sociedade e autoridades civis e militares.
O evento foi aberto pelo Prefeito da Cidade, Sr. Jutaí Eudes  Ribeiro Ferreira, que falou de forma empolgante e motivadora, colocando seu apoio   ao Conselho Comunitário, Em seguida o Tenente Coronel da Policia Militar, Antonio Deiró França,Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, fez uma  apresentação  sobre a Segurança Pública, objetivos, atribuições e a  estrutura do CONSEG, enfatizando a parceria e integração entre a comunidade e o Sistema de Segurança Pública e de Defesa Social.

Posteriormente, foi formada a mesa, composta das seguintes autoridades: Prefeito de São Felix de Coribe, Sr. Jutai Ribeiro; Presidente da FECONSEG-BA, Sr. Francisco Alves Borges; Tenente Coronel Antonio Deiró França; Capitão Geraldo França, Comandante da 30ª CIPM, Presidente da Câmara de Vereadores.

Os trabalhos foram iniciados com: a aprovação do estatuto e eleição da nova Diretoria do CONSEG. Este momento foi presidido pelo Sr.Francisco Alves Borges, Presidente da FECONSEG-BA, o qual legitimou os atos formais, dando posse aos novos conselheiros.     Em seguida o Presidente do CONSEG, discursou, demonstrando comprometimento com a causa e também  solicitou  o apoio de todos. 
PARABÉNS  SÃO FELIX  DO  CORIBE POR  ENTRAR   NA CORRENTE DO BEM
      Na tarde de quinta-feira do dia 30-03-2017, na Câmara de Vereadores, foi realizado a cerimônia  de aprovação do Estatuto, Criação, Eleição e Posse da Diretoria Executivo e do Conselho Fiscal e sua  legitimação.  O evento foi mobilizado pelos parceiros da Federação Dos Conselhos Comunitários  de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA): A União dos Prefeitos da Bahia; Federação dos Consócios da Bahia (FECBAHIA); Prefeitura Municipal de Jaborandi; Polícia Militar do Estado Da Bahia, através da 30ª CIPM, bem como, do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.

A solenidade contou com representações de vários seguimentos da sociedade e autoridades civis e militares.
O evento foi aberto pelo representante do Prefeito da Cidade, Sr. Secretário de Administração, Roberto Fogaça, que falou de forma empolgante e motivadora, colocando seu apoio  ao Conselho Comunitário. Em seguida o Tenente Coronel da Policia Militar, Antonio Deiró França, Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, fez uma  apresentação  sobre a Segurança Pública, objetivos, atribuições e a  estrutura do CONSEG, enfatizando a parceria e integração entre a comunidade e o Sistema de Segurança Pública e de Defesa Social.

Posteriormente, foi formada a mesa, composta das seguintes autoridades: representante do Prefeito de Jaborandi, Roberto Fogaça; Presidente da FECONSEG-BA, Sr. Francisco Alves Borges; Tenente Coronel Antonio Deiró França; Capitão Geraldo França, Comandante da 30ª CIPM, Cap. PM Geraldo França, Comandante da 30ª CIPM; Vice-Presidente da Câmara Municipal, Pedro Neto Pereira Castro; representante da Polícia Civil, Investigador Lima. 
   
Os trabalhos foram iniciados com: a aprovação do estatuto e eleição da nova Diretoria do CONSEG. Este momento foi presidido pelo Sr.Francisco Alves Borges, Presidente da FECONSEG-BA, o qual legitimou os atos formais, dando posse aos novos conselheiros.     Em seguida o Presidente do CONSEG, discursou, demonstrando comprometimento com a causa e também  solicitou  o apoio de todos.
Criado o CONSEG de Jaborandi/BA
   PARABÉNS  A CIDADE DE JABORANDI POR  ENTRAR   NA CORRENTE DO BEM.
Na manhã de quinta-feira do dia 30-03-2017, na Câmara de Vereadores, foi realizado a cerimônia  de aprovação do Estatuto, Criação, Eleição e Posse da Diretoria Executivo, do Conselho Fiscal e sua  legitimação.  O evento foi mobilizado pelos parceiros da Federação dos Conselhos Comunitários  de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA): A União dos Prefeitos da Bahia; Federação dos Consócios da Bahia (FECBAHIA); Prefeitura Municipal de Cocos ; Polícia Militar do Estado da Bahia, através da 30ª CIPM, bem como, do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.

A solenidade contou com representações de vários seguimentos da sociedade e autoridades civis e militares.
O evento foi aberto pelo Prefeito da Cidade, Manuel de Azevedo Rocha, que falou de forma empolgante e motivadora, colocando seu apoio ao Conselho Comunitário,  Em seguida o Tenente Coronel da Policia Militar, Antonio Deiró França, Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, fez uma  apresentação  sobre a Segurança Pública, objetivos, atribuições e a  estrutura do CONSEG, enfatizando a parceria e integração entre a comunidade e o Sistema de Segurança Pública e da Defesa Social.

Posteriormente, foi formada a mesa, composta das seguintes autoridades: Prefeito de Coribe, Manoel de Azevedo Rocha; Presidente da FECONSEG-BA, Sr. Francisco Alves Borges; Tenente Coronel Antonio Deiró França; Capitão Geraldo França, Comandante da 30ª CIPM, Cap. PM Geraldo França, Comandante da 30ª CIPM; Presidente da Câmara Municipal, Fabiano Lopes de Assis; Representante da OAB-BA , Dr. Carlos Rony de Oliveira e  Silva; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coribe, Sr. João Alves; Pastor da Igreja Unida, Sr. Marcos Gonçalves de Brito e o Gerente do Banco Bradesco, Sr. Péricles Costa Serpa Júnior.

Os trabalhos foram iniciados com: a aprovação do estatuto e eleição da nova Diretoria do CONSEG. Este momento foi presidido pelo Sr.Francisco Alves Borges, Presidente da FECONSEG-BA, o qual legitimou os atos formais, dando posse aos novos conselheiros.     Em seguida o Presidente do CONSEG, Sr.Braulino que discursou, demonstrando comprometimento com a causa e também  solicitou  o apoio de todos.
  
Criado o CONSEG de Coribe/BA
PARABÉNS  A CIDADE DE CORIBE POR  ENTRAR   NA CORRENTE DO BEM
No dia 08 de abril de 2017, às 15:00 hs, no Colégio Antonio da Costa Brito, foi realizado Audiência Pública para discutir sobre Segurança Pública de Acajutiba.
Fizeram parte da mesa, as seguintes autoridades: Representante do Prefeito, Sr. Vice-Prefeito Laurindo; Juiz de Direito , Dr. Mateus Moutinho; Presidente Da Federação Dos Conselhos Comunitário de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA), Francisco Alves Borges; Representante do DPCDH, Tenente Coronel Antonio Deiró França, Maj.PM. Marcos Aurélio, Comandante da Caatinga; Cap. PM Antonio Marcos Aragão, Comandante da 6ª CIPM; Representante da OAB, Drª Michele, Padre Irivan e outros.
A assembleia tinha como público alvo, professores, alunos, lideranças de Acajutiva, comunidade organizada, comerciantes e outros.
O evento foi presidido pelo Sr. Francisco Alves borges, Presidente da FECONSEG-BA, que falou sobre a responsabilidade de todos em relação a Segurança Pública, pedindo apoio para  o bom desenvolvimento do CONSEG. Em seguida o Sr. Francisco passou a palavra  para os componentes da mesa.
O primeiro  que falou foi o Sr Juiz Direito, Dr. Mateus  Moutinho , que colocou da Importância do CONSEG, falando também da suas atividades e competências e principalmente sobre a Segurança Pública.
Logo após, houve a fala do Tenente Coronel Antonio Deiró França, que  colocou a potencialidade do CONSEG e da participação dos jovens e de todos na construção de uma Segurança Pública melhor e mais eficiente.
O Cap. PM. Antonio Marcos Aragão, Comandante da 6ª CIPM, falou da importância do CONSEG, das suas atividades de Polícia Comunitária na região de responsabilidade  dele e da participação dos jovens e comunidade  no melhoramento  do policiamento, se colocando a disposição da comunidade.
O Vice- Prefeito Laurindo, discursou , dizendo que a Prefeitura dará todo o apoio ao CONSEG, e conclamou a participação de todos para a melhoria da Segurança Pública.
Também tivemos o pronunciamento do Maj. PM. Marco Aurélio, que empolgou toda a comunidade presente, recebendo muitos aplausos, pela forma reverente , colocando  as vária faces  do desvio de conduta dos jovens e de que forma  a  Caatinga atua  na região, se colocando também a disposição de todos .
Por último falou  a Drª Michele, representante da OAB, a qual discorreu sobre a violência , Justiça e Direitos Humanos e também colocou a importância do CONSEG na construção da cidadania
De uma forma muito democrática foi dado a oportunidade a comunidade para fazer questionamentos aos integrantes da mesa, surgindo várias perguntas pelos presentes, sendo dado respostas e escrarecimentos.
Por fim, o Tenente Coronel Antonio Deiró França, foi homenageado pela Academia de Capelania Pre-Militar do Brasil, representado pelo Cel. José Barros Pinheiro, Comandante Geral da ACPMB e Presidente Nacional do IBRAPA, portador da Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, concedida pela Associação Brasileira  das Forças Internacionais de Paz ( ABFIP ), medalha esta instituída pela resolução da referida entidade de nº 001-05, reconhecida com código A35MCFPB, conforme publicação no BOL. Nº030 do DGP do QGEx. Em Brasília no dia 26.07.2006, Fl. 5 do ADT. DCEM, 7ª do Ministério da Defesa- Exército Brasileiro- Departamento-Geral do Pessoal, destina-se a premiar e reverenciar o culto aos nobres atributos daqueles que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da Pátria Brasileira que e detentora do  Prêmio Nobel da Paz de 1988 e 2001, perante as demais nações, e em sinal de  reconhecimento aos  valores militares, espirito de civismo, preservação da memória e serviços prestados à Pátria.
A honrosa medalha foi colocada  no peito do Tenente Coronel Deiró, pelo Maj. PM. Marco Aurélio e logo após houve os cumprimentos dos presente ao agraciado.
CONSEG DE ACAJUTIBA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA  PARA DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA.
FECONSEG-BA FIRMA PARCERIAS COM A UNIÃO DOS PREFEITOS DA BAHIA, UNIÃO DOS MUNICÍPIOS DO OESTE DA BAHIA, CONSÓCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE E O CONSÓCIO  MULTIFINALITÁRIO PARA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CONSEGs  NA REGIÃO OESTE.
Na tarde de terça-feira do dia 28-03-2017, a União Dos Munícipios da Bahia (UMOB ),localizada na rua Landulfo Alves, nº 26, em Barreiras,  realizou uma reunião de sensibilização  para criação  e implementação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública em toda região do Oeste Baiano.
Os conselhos Comunitários de Segurança Pública (CONSEGs) são entidades sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover a aproximação entre os Órgãos de Segurança Pública e Defesa Social em parceria com a Sociedade, para uma melhor preservação da ordem pública
A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Presidente da UMOB, o Prefeito De Riachão Das Neves, Miguel Crisostomo; Presidente Da Federação Dos Conselhos Comunitário de Segurança Pública do Estado da Bahia (FECONSEG-BA), Francisco Alves Borges; Comandante Regional Do Oeste Da Bahia, Coronel  PM.Paulo Salomão Portugal De Sousa; Diretor Adjunto Do Departamento de Polícia Comunitária  e Direitos Humanos da Polícia Militar  Da Bahia, Tenente Coronel PM Antonio Deiró França; Comandante do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, Tenente Coronel PM Camilo Otávio Alonso Uzêda;  Comandante  da 30ª CIPM, Capitão Geraldo França; representante  do Comando do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, Major Sandes Silva Santos; Delegado Titular da 1ª Delegacia de Barreiras,  Romero Carvalcante; Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde ( CIS ), Prefeito de São Desidério, José Carlos de Carvalho; Presidente Do Consócio Intermunicipal Dos Municípios DO Oeste da Bahia ( CONSID ), Prefeito de F Do Rio  Preto, Temosires Dias  Dos Santos Neto; Prefeito De Catolândia, Gilvan Pimentel; Prefeito de Cotegipe, Márcia Da Silva Sá Teles; Prefeito De Critópolis, Gilson Nascimento de Souza; Prefeito de Ibotirama, Claudir Terence Lessa Lopes De  Oliveira.
Fizeram presente à reunião, representantes do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Grande (Codeter), pelo Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Barreiras (AEAB), Paulo Baqueiro , comunidade organizada de Barreiras , lideranças religiosas .
O evento foi aberto pelo presidente da UMOB, o Prefeito de Riachão Das Neves, Miguel Crisóstomo, que deu as boas- vindas a todos os presentes e ressaltou a importância dos temas que serão abordados para toda região do Oeste Baiano.
Foram convidados para explanar sobre o tema de Segurança Pública , Criação e Implementação de Conselhos Comunitários De Segurança Pública , O Tenente Coronel Antonio Deiró França, Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e o Presidente da Federação Dos Conselhos Comunitário De Segurança Pública Do Estado Da Bahia, Sr. Francisco Alves Borges, os quais abordaram os objetivos , atribuições , estrutura, funcionamento, potencialidades dos CONSEGs e a importância deles para  toda sociedade Baiana.
Por fim, o Comandante Regional da Polícia Militar da Região Oeste da Bahia, Paulo Salomão Portugal de Souza, expôs a situação da segurança pública na região e solicitou o apoio de todos.
São Felipe/BA: Presidente da FECONSEG-BA, Francisco Borges participa de reunião para discutir a implantação do sistema de monitoração eletrônico no município.